URTICÁRIA E PSEUDOALERGIA ALIMENTAR

Descrição

  • Rosaly Vieira dos Santos

  • 04 dezembro, 2019

O que é uma Pseudoalergia?

Pseudoalergias (falsas alergias) são reações de intolerância do corpo, cujos sintomas se assemelham aos das alergias. Isso pode causar, por exemplo, queixas respiratórias ou de deglutição, diarréia ou, como no seu caso, de urticária. Ao contrário de uma verdadeira alergia, as pseudoalergias não dependem do desenvolvimento de anticorpos (resistência à rejeição) e são dependentes da dose; isto é, quanto mais você ingerir as substâncias que é intolerante, pior será a sua pele. Os gatilhos comuns das pseudoalergias são aditivos alimentares, como corantes e conservantes, medicamentos, mas também em substâncias alimentares naturalmente presentes, até mesmo aromas

Como sei que minhas urticárias são causadas por uma pseudoalergia?

Uma pseudoalergia não pode ser detectada, como na alergia clássica, com a ajuda de um teste simples de pele ou de sangue. Somente um teste dietético como uma "dieta de exclusão" e uma dieta de exposição subsequente, com a substância suspeita, podem levar ao diagnóstico correto. Se as queixas da urticária melhorarem ao longo da dieta, existe um mecanismo pseudoalergéno. Em caso de suspeita de pseudoalergia, recomenda-se a implementação de uma dieta pseudoalergênica.

Nunca mais posso comer alimentos com aditivos?

Frequentemente, os pacientes que sofrem de pseudoalergia, após 6 a 17 meses, não precisam mais da dieta pobre em pseudoalérgenos. Ainda não se sabe o porque. Pode ser que a mucosa intestinal seja reparada sob a dieta, o que faz com que o intestino fique sem os alimentos pseudoalergênicos.